Torta Mimosa

O preparo do bolo Mimosa é uma tradição italiana a ser realizada por ocasião da “Festa della Donna”, dia 08/03. Mas…. isso não impede de ser preparada quando der vontade.

Ele é decorado com pedaços de pão-de-ló esfarelados na superfície ou com pequenos pedaços de pão-de-ló cortados em quadrados.

Esta decoração lembra os lindos cachos amarelos da mimosa e é recheado com um delicioso creme diplomata.

A receita foi compartilhada pela nossa Diretora Artística e Cultural Giany Gonze Tellini

Preparados para a receita?

Para o “pan di Spagna” prepare duas receitas, uma por vez:
2 ovos médios
4 gemas
100g açúcar refinado
90g de farinha de trigo
25g de fécula de batata
20g de mel

Para o creme de confeiteiro
450g de leite integral
150g de creme de leite fresco
160g de açúcar refinado
8 gemas (160g)
60g de amido de milho (maisena)
1 fava de baunilha

Para a calda de umedecer o bolo
150g de água
100g de açúcar
80g de licor Grand Marnier

Para o chantilly
300g de creme de leite fresco bem gelado
35g de açúcar

Modo de preparo

  1. Peneire a farinha de trigo e a fécula de batata juntas e reserve.
  2. Bata os ovos, as gemas e o açúcar na batedeira por cerca de 10 a 15 minutos, em velocidade média, até obter uma gemada cremosa, esbranquiçada e densa. Neste ponto, adicione o mel e volte a bater até agregar totalmente à massa.
  3. Com auxílio de uma peneira, polvilhe a mistura de farinha e fécula sobre a massa e misture delicadamente, de baixo para cima, com uma espátula, com cuidado para não desmontar a massa. É só para misturar, sem bater.
  4. Unte uma forma redonda de 23 cm de diâmetro. Forre o fundo com papel manteiga untado. Despeje a massa e asse em forno pré-aquecido a 170 graus por 20 minutos. Teste o ponto de assamento com um palito, que deve sair “limpo”.
  5. Enquanto a primeira massa assa, prepare a segunda massa repetindo os mesmos procedimentos.
  6. Assim que a primeira massa asse, desenforme-a sobre uma grade de resfriamento, retire o papel manteiga e deixe esfriar. Faça o mesmo com a segunda massa, assim que saia do forno.
  7. Depois que as massas estejam completamente frias, use uma faca afiada e longa para retirar a parte externa mais escura das laterais e topo dos bolos. Esse passo é necessário para destacar a coloração amarela dos bolos.
  8. em seguida, corte cada bolo ao meio, totalizando 4 discos de bolo. Reserve 3 destes discos para a montagem do bolo. O outro disco, corte em cubinhos e reserve também os farelos que se desprendem deles. Essa será a decoração do bolo.
  9. Agora prepare o creme. Em uma panela, coloque o leite, o creme de leite e as sementes da fava de baunilha. Misture e reserve.
  10. Com um garfo, bata os ovos, adicione a eles o açúcar e o amido de milho. Bata para desfazer qualquer grumo.
  11. Adicione a mistura de ovos à panela, misture bem, desfazendo qualquer grumo. Só então leve a panela ao fogo médio.
  12. Mexa continuamente para o creme não empelotar. Quando começar a engrossar, mexa vigorosamente. Ao final, o creme deve ser liso e homogêneo.
  13. Despeje o creme em uma travessa grande e rasa para resfria-lo rapidamente. Depois cubra-o com filme plástico, colocando-o em contato com o creme, para que não forme película. Leve à geladeira e deixe resfriar até que fique bem firme.
  14. Enquanto isso, prepare a caldinha que será usada para umedecer a massa na montagem do bolo. Basta misturar os ingredientes e levar ao fogo apenas para dissolver bem os grãos de açúcar. Transfira a calda para uma garrafinha com bico dosador e leve à geladeira até a hora de utilizar.
  15. Para preparar o chantilly é importante que o creme de leite esteja bem gelado. Se o bowl da sua batedeira for de inox, misture nele o creme de leite e o açúcar, cubra com filme plástico e deixe na geladeira com antecedência. Para obter o chantilly, basta bater na batedeira até formar um creme denso e em picos. Transfira quase todo o chantilly para um recipiente. Reserve cerca de uma xícara de chantilly para a finalização do bolo (mantenha coberto com filme plástico na geladeira até o momento de usar).
  16. O creme de confeiteiro e a maior parte do chantilly serão misturados, formando o “creme diplomata”. Para isso, transfira o creme de confeiteiro bem firme, que ficou na geladeira, para o bowl da batedeira e bata até que fique liso e homogêneo.
  17. O restante da mistura será feito à mão, com uma espátula. Primeiro adicione 1/3 do chantilly ao creme de confeiteiro e misture vigorosamente para homogeneizar bem. Os 2/3 restantes devem ser misturados com delicadeza. Depois, transfira o creme para uma “manga de confeiteiro”.

Montagem da torta mimosa

  1. Utilize o prato para bolo que será usado para servir. De preferência, um desses com pedestal. Use um aro de 23 cm para montar o bolo.
  2. Coloque o primeiro disco de bolo no aro, umedeça com 1/3 da calda.
  3. Com uma espátula, aplique uma leve camada do chantilly reservado.
  4. em seguida, aplique o creme diplomata com auxílio da manga de confeiteiro.
  5. Coloque o segundo disco de bolo, umedeça com mais 1/3 da calda, aplique uma camada de chantilly com a espátula e apliquei o creme diplomata com a manga de confeitar.
  6. Coloque o terceiro disco, aplique o restante da calda.
  7. Retire o aro e passe uma camada de chantilly no topo e laterais do bolo, deixando bem nivelado.
  8. Cubra o bolo com os cubinhos reservados e os farelos.
  9. Leve o bolo à geladeira por 2 ou 3 horas antes de servir

DICAS:

  1. Para fazer o pan di Spagna, caso não encontre a fécula de batata, pode substituir por amido de milho (maisena)
  2. O pan di Spagna pode ser substituído por sua receita preferida de pão de ló, entretanto, a textura e a coloração do pan di Spagna remete à receita original da Torta Mimosa
  3. O licor usado na calda pode ser mudado. Fica muito bom com limoncello, por exemplo.

Buon apetito!

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram