Conheça os encantos de Cinque Terre

Um dos roteiros mais apaixonantes da Europa, a rota Cinque Terre leva o viajante a vilas encantadoras banhadas pelo Mar da Ligúria, um dos “braços” do Mediterrâneo, onde o tempo parece correr num ritmo próprio.

Durante a viagem, o turista tem a oportunidade de conhecer lugares com séculos de história e atmosfera de cidade interiorana, endereço de hotéis charmosos, lojas de luxo e alguns dos melhores restaurantes de toda a Itália.

Planejar uma viagem dessas, no entanto, pode ser uma missão desafiadora, especialmente para quem tem pouco tempo disponível para o roteiro.

Cinque Terre: conheça as vilas mais fotogênicas da Europa!

As Cinque Terre, ou Cinco Cidades, Itália, são capazes de surpreender mesmo quem já está acostumado com as belezas do país da bota.

Essas pequenas vilas ficam encravadas na costa da Ligúria e formam cenários que, muitas vezes, parecem bonitos demais para serem de verdade.

A paisagem é formada por casinhas coloridas e floridas espalhadas por colinas à beira-mar, de onde é possível contemplar toda a beleza azul do Mediterrâneo!

Nos dias de calor, o mar está sempre ali para um banho refrescante, mas mesmo nos mais frios você não ficará entediado: vinícolas, boutiques de luxo, restaurantes requintados e hotéis de alto padrão estão espalhados por todas as partes.

A rota é, na verdade, parte de uma reserva ambiental, o Parco Nazionale delle Cinque Terre, tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco pela quantidade impressionante de belezas concentradas em um pequeno espaço.

O cenário romântico é bastante procurado por casais em lua de mel, mas não se engane: até mesmo quem está embarcando em uma viagem solo ou em família poderá aproveitar as atrações locais.

Neste artigo, vamos te contar tudo que você precisa saber para planejar sua viagem: quais cidades fazem parte da rota, como chegar, como se deslocar pela região, melhor época para viajar, o que fazer e muitas outras dicas! Confira!

Em que região da Itália fica Cinque Terre?

Para elaborar um bom roteiro pela Itália é importante saber onde ficam as Cinque Terre.

As vilas ficam a cerca de 100 km a sudeste de Gênova, capital e maior cidade da região da Ligúria, no noroeste do país.

A região tem fácil acesso a partir dos principais destinos italianos, como Roma (455 km), Milão (225 km) e Veneza (400 km).

Cinque Terre: mapa

Considerada uma das joias do turismo italiano, a rota Cinque Terre fica pertinho de La Spezia, Pisa, Florença e muitas outras cidades encantadoras.

Como as vilas ficam bem próximas umas às outras, é possível se deslocar entre elas até mesmo a pé, o que pode render uma boa economia para o viajante!

Cinque Terre: como ir?

As Cinque Terre, Itália, não dispõem de aeroporto próximo, mas ficam bem perto do Aeroporto Internacional Cristovão Colombo, em Gênova, situado a apenas 100 km de distância.

O aeroporto genovês recebe voos com conexões a partir do Brasil e dos principais destinos europeus. Depois, é só alugar um carro ou contratar um transfer para chegar até a vila em que você vai se hospedar.

Como se locomover por Cinque Terre?

Não é difícil se deslocar pela região, pelo contrário: com alguma organização, é possível até conhecer as Cinque Terre em um dia.

As vilas da região são conectadas por uma eficiente rota ferroviária: de La Spezia a Riomaggiore, por exemplo, as viagens de trem não duram mais de 8 minutos.

Você pode adquirir suas passagens antecipadamente pelo site da Trenitalia, com passagens a partir de 7 euros (em novembro/2021).

Não existem, no entanto, linhas de ônibus entre as cidades e os barcos só fazem trajetos na região entre março e outubro, meses de maior movimento.

Se você não gostou de nenhuma dessas sugestões, que tal fazer o percurso a pé? Todas as vilas da região são conectadas por trilhas pela costa ou pelo topo das colinas!

Qual é a melhor época para conhecer Cinque Terre?

O roteiro Cinque Terre pode ser feito em qualquer época do ano, embora alguns períodos sejam mais indicados a depender do objetivo da viagem.

Quem quer aproveitar o percurso para tomar banhos refrescantes de mar deve priorizar a viagem em meses mais quentes, de maio a agosto, sendo julho e agosto os meses de maior movimento turístico na região.

A partir de meados de outubro, as temperaturas começam a entrar em declínio e as chuvas se tornam mais frequentes na região, culminando até mesmo no fechamento de algumas trilhas para garantir a segurança dos turistas.

Embora o frio não encoraje mergulhos no Mediterrâneo, esta é a época mais indicada para quem quer conhecer as vilas mais vazias e curtir a temporada de Natal na costa italiana.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram