O samba italiano de Adoniran Barbosa

De 6 a 22 de julho, a mostra O Samba Italiano de Adoniran Barbosa estará em exibição na sede da Società Italiana di Santos, com entrada gratuita.

A mostra apresentará as produções de grafiteiros de diversas regiões onde as Fábricas de Cultura estão inseridas. Eles fizeram releituras em tela das músicas do artista.

João Rubinato – mais conhecido como Adoniran Barbosa, morreu há 40 anos atrás, no dia 23 de novembro de 1982. O compositor de Saudosa Maloca, Trem das onze, Tiro ao Álvaro, entre outros grandes sucessos, é considerado o pai do samba paulista e responsável por retratar o cotidiano das camadas mais pobres da população urbana brasileira.

O tributo ao sambista (1910-1982) que é ícone paulistano marca os quarenta anos da sua morte, completados em 2022.

Santos é uma das muitas cidades do interior que irão receber as obras por meio de uma parceria entre COMITES SP – Comitê dos Italianos do Exterior de São Paulo através das Comissões Interior e Cultura, o Museu Catavento, as Fábricas de Cultura, a Seectur - Secretaria de Economia Criativa, Empreendedorismo e Turismo de Santos e a Prefeitura Municipal de Santos.

O Coordenador da Comissão Interior Sebastião Zoli Júnior ressalta – “Todas as Associações que estamos fazendo contato, estão super animadas em poderem viabilizar a Exposição em suas cidades, recebendo algo realizado na Capital Paulista e podendo viabilizar no interior, uma Exposição com esta qualidade e podendo também homenagear este grande artista paulista reconhecido nacional e internacionalmente, que representa a italianidade com sua simplicidade e criatividade”.

Cada tela é inspirada em uma canção de Adoniran, como Despejo na Favela, Torresmo à Milanesa e o clássico Trem das Onze. Os grafiteiros que assinam as obras são Pandora, Ana Kia, Fixxa, Tia Bob, Bie, Robs, Genesis e Pow.

Convidamos a todos para a abertura da exposição no dia 06 de julho, às 19h.

Além da exposição, teremos também uma apresentação musical de Chorinho.

A Società Italiana di Santos está localizada na Avenida Ana Costa, 311 - Edifício Itália.

Confirme sua presença, para a abertura, através ☎ (13) 3222-9585.

Espero por você para mais uma experiência única fornecida pela Società.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram